Há outros tipos de personalidade que são até bons em planejar operações, porém, você está a cabeça e os ombros acima destes em matéria de planejamento de contingências. Um plano de contingência inclui alguns “se/entãos” que existem para lidar com erros previsíveis e momentos de escassez de pessoal ou de material. É provável que todo o tipo de contingência surja quando qualquer projeto complexo é realizado, desde o planejamento das férias da família na Europa à preparação para a invasão da Europa, como durante a Segunda Guerra Mundial. Tais operações envolvem muitos passos, cada um deles obrigatoriamente coordenados, para seguirem um ao outro numa progressão necessária, e cada um deles podendo estar sujeito a problemas imprevistos. Você é capaz de compreender como cada passo requer ou implica no próximo passo, e também de preparar alternativas para as dificuldades que possam surgir. Você nunca define o rumo do seu projeto atual sem um plano A firmado em mente, mas você está sempre disposto a trocar para um plano B, C ou D, se necessário.

Pessoas como você raramente são encontradas fora de seus escritórios, fábricas, ou laboratórios. Apesar de ser um líder altamente capaz, você não tem uma vontade real de comandar, preferindo ficar num segundo plano até que as outras pessoas se demonstrem incapazes de liderar. Uma vez no comando, entretanto, você é totalmente pragmático, enxergando a realidade como nada mais do que um tabuleiro de xadrez a ser utilizado na elaboração e no aperfeiçoamento de suas estratégias. Durante o planejamento você é totalmente aberto a novas abordagens e considerará qualquer ideia cuja utilidade seja promissora. Teorias produtivas são aplicadas rapidamente, e as restantes são descartadas.

Para você a ordem das coisas nunca é arbitrária e imutável, mas pode ser melhorada. Desta forma, a autoridade baseada em quantidade de cursos feitos, credenciais, títulos ou quantidade de fama não o impressiona, nem slogans, nem lemas. Você adotará ideias apenas se elas forem úteis, ou seja, se funcionarem eficientemente para atingirem objetivos bem definidos. Apenas ideias que fazem sentido para você são adotadas; as que não fazem não o são, não importa quem seja o autor.

Você tende a ser muito mais auto-confiante do que pessoas de outros Tipos de Personalidade, tendo geralmente uma vontade bem desenvolvida. Decisões vêm fácil a você; de fato, dificilmente você consegue descansar até que tenha as coisas resolvidas e decididas. Você é altamente motivado a trazer fechamento às coisas, sempre atento a consequências de longo prazo. Para você, ideias parecem possuir uma força intrínseca, embora sujeite todas elas ao teste de utilidade. Dificuldades são bastante estimulantes para você, que adora resolver problemas que exijam soluções criativas. Estas suas características podem levá-lo a profissões em que os modelos teóricos podem ser traduzidos em realidade. Em seu ambiente de trabalho, você construirá sistemas de controle de dados e de pessoas caso a oportunidade lhe seja dada. Você poderá se dar excepcionalmente bem como pesquisador científico ou como um executivo empresarial.

Apesar de reclusas, pessoas como você normalmente ascendem a posições de responsabilidade pois trabalham por muitas horas, com afinco, e são constantes na busca de seus objetivos, não poupando o próprio tempo e esforço nem o de seus colegas de trabalho e funcionários. Você normalmente tende a verbalizar o positivo e a afastar-se de comentários de natureza negativa, e está mais interessado em levar a organização adiante do que em ficar desenterrando problemas do passado. Entretanto, às vezes pessoas como você podem se tornar um tanto “ideia-fixa”, o que pode ser um ponto fraco em sua carreira, uma vez que ao focar-se tão estritamente em suas buscas você poderá acabar ignorando os pontos de vista e os desejos das outras pessoas.

Você tem certeza de que coerência interna e externa são indispensáveis em uma organização que funcione bem, e caso encontre problemas envolvendo sobreposição de funções, duplicação de esforços, fluxo ineficiente de papelada, e desperdício de recursos humanos e materiais, você rapidamente realinha as operações ao objetivo esquecido. Lembrando-se sempre que para você o custo-benefício é o imperativo.

Entre todos os Tipos de Personalidade, o seu é o de maior desempenho no ambiente acadêmico. E no trabalho, como você tende a esperar dos outros o que você espera de si mesmo, muitas vezes você pode parecer demasiadamente exigente e difícil de satisfazer. Os colegas de trabalho muitas vezes se sentem como se você pudesse enxergar o que é verdade ou não neles, e frequentemente acreditam que esta seja exatamente a sua intenção. Esta tendência das pessoas se sentirem transparentes e até mesmo incompetentes na sua presença muitas vezes acarreta em relações de trabalho que envolvem uma certa distância psicológica. Colegas de trabalho podem descrevê-lo como “sem emoções”, e às vezes como frio e desapaixonado, quando na verdade você está somente levando os objetivos da organização a sério, e esforçando-se continuamente para alcançar estes objetivos. Felizmente, a indiferença ou as críticas de seus colegas de trabalho não o incomodam particularmente, se você acredita que tem a razão. Em suma, você é um trabalhador dedicado e leal cuja lealdade está voltada ao sistema, ao invés de estar voltada aos indivíduos que operam no sistema. Conforme as pessoas de uma organização vêm e se vão, você tem pouca dificuldade de continuar trabalhando em seu emprego — ao contrário de outras pessoas, cuja lealdade é mais para com as pessoas do que para com os projetos.

Você deseja harmonia e ordem em sua casa e em seu casamento, mas não ao custo de ter uma companheira submissa. Como o mais independente de todos os Tipos de Personalidade, você quer que sua companheira além de independente, seja capaz de enfrentar a por vezes formidável força de sua personalidade. O cortejo é particularmente um problema para você, já que você considera a escolha de um bom cônjuge como um processo racional, uma questão de encontrar alguém que se encaixe fortemente com a sua lista de exigências tanto físicas quanto intelectuais. Você sabe rapidamente — geralmente no primeiro ou no segundo encontro — se a relação terá futuro ou não, e não perderá tempo em relacionamentos que pareçam pouco promissores. Em geral, você confia em sua cabeça e não em seu coração para fazer estas escolhas, e portanto às vezes parecerá frio e calculista. Mesmo em situações sociais mais casuais você pode parecer frio e pode negligenciar a execução de pequenos rituais convencionais para deixar as outras pessoas sentido-se confortáveis em sua presença. Por exemplo, você pode comunicar que conversar banalidades com as pessoas é um desperdício de tempo, e por conta disso estas pessoas sentem um senso de urgência em você que nem sempre é intencional. Mas não se engane… as suas emoções são difíceis de ler, e é provável que você não seja uma pessoa particularmente amigável, socialmente confiante, ou emocionalmente expressiva. Pelo contrário, você tem uma forte necessidade de privacidade e não gosta de contato físico exceto com umas poucas pessoas escolhidas a dedo. Apesar de tudo isso, porém, você é profundamente emocional, até mesmo romântico, e uma vez convencido de que uma pessoa é digna de você, você se torna um companheiro apaixonado e leal, quase hipersensível aos sinais de rejeição de quem você ama.

Com relação aos filhos, pessoas como você são amáveis e infalíveis em sua devoção. Seus filhos são um grande foco em sua vida e você os apóia e tende a permitir que se desenvolvam na direção de suas próprias escolhas. Como uma pessoa supremamente decidida, você incentiva ações e atitudes independentes em seus filhos. Por outro lado, você está plenamente consciente de que crianças precisam de limites bem definidos, e você é sempre firme e consistente no estabelecimento destes limites.

Profissional e vocacionalmente falando, você brilha em carreiras que…

Relatório Básico

R$ 79,95

8 páginas
  • Descrição de personalidade completa
  • Pontos fortes profissionais
  • Pontos fracos profissionais
  • Ambiente de trabalho ideal
  • Habilidades e atividades que você valoriza
  • Perfil vocacional condensado
  • Perfil vocacional detalhado
  • Perfil como líder
  • Perfil como membro de equipe
  • Seu estilo de aprendizagem
  • Seus maiores desafios
  • Como encontrar a carreira dos sonhos
  • Sessão de Coaching de 2h com o Autor do Teste via Skype
  • Validação do resultado ao vivo
  • Aula inesquecível sobre Tipos de Personalidade e sobre os 4 Temperamentos
  • Inúmeras dicas e insights sobre a vida, pessoas, e relacionamentos

Relatório Avançado

R$ 199,95

25 páginas
  • Descrição de personalidade completa
  • Pontos fortes profissionais
  • Pontos fracos profissionais
  • Ambiente de trabalho ideal
  • Habilidades e atividades que você valoriza
  • Perfil vocacional condensado
  • Perfil vocacional detalhado
  • Perfil como líder
  • Perfil como membro de equipe
  • Seu estilo de aprendizagem
  • Seus maiores desafios
  • Como encontrar a carreira dos sonhos
  • Sessão de Coaching de 2h com o Autor do Teste via Skype
  • Validação do resultado ao vivo
  • Aula inesquecível sobre Tipos de Personalidade e sobre os 4 Temperamentos
  • Inúmeras dicas e insights sobre a vida, pessoas, e relacionamentos