Caso esta seja a primeira página teórica que você esteja visitando, recomendamos que você visite a página abaixo antes de continuar:

O Modelo das Preferências Individuais

Especula-se que a origem da Teoria de Temperamentos tenha sido na Mesopotâmia ou no Egito Antigo, apesar de que foi na Grécia, através do médico Hipócrates (460-370 A.C.), que este conhecimento foi registrado pela primeira vez. Ele acreditava que o humor, as emoções, e os comportamentos das pessoas eram determinados por diferentes fluídos corporais. A dominância do sangue acarretaria nas características psicológicas dos “Sanguíneos”, da bílis amarela nos “Coléricos”, da bílis negra nos “Melancólicos”, e da fleuma (secreção de garganta) nos “Fleumáticos”. As descrições destes quatro grupos de disposições psicológicas foram objeto de análise de diversos pensadores, resumidamente representados na tabela abaixo.

Nomes dos 4 Temperamentos através da História

Alguns nomes dados aos 4 Temperamentos através da história

 

David Keirsey era um estudante de pós-graduação e pesquisava estes agrupamentos quando conheceu em 1958 o instrumento psicológico desenvolvido por Isabel Myers e sua mãe, Katherine Briggs, baseado no livro Tipos Psicológicos, de Carl Jung. Ele notou que determinados conjuntos de preferências no modelo da dobradinha mãe e filha resultavam em características muito semelhantes às descritas por Hipócrates até os tempos de Alfred Adler, Erich Adickes, Eduard Spränger, Ernst Kretschmer, e Erich Fromm (os últimos teóricos de Temperamento anteriores a Keirsey). De uma hora para outra, séculos de observações e insights complementares foram incorporados às descrições dos 16 Tipos de Personalidade descritos por Isabel Myers e sua mãe, Katherine Cooks Briggs.

Keirsey descobriu que o temperamento Guardião resultava da combinação da Sensação com o Julgamento (xSJx), o Artesão da combinação da Sensação com a Percepção (xSPx), o Idealista da combinação da Intuição com o Sentimento (xNFx), e o Racional da combinação da Intuição com o Pensamento (xNTx). Veja abaixo um resumo das descrições dos 4 Temperamentos do Modelo de Temperamento de Keirsey:

Descrições dos 4 Temperamentos | Tipos de Personalidade

Descrições dos 4 Temperamentos | Tipos de Personalidade

 

A tabela abaixo contrasta de forma mais detalhada e sistemática as características dos 4 Temperamentos:

Características detalhadas dos 4 Temperamentos

Características detalhadas dos 4 Temperamentos

 

Recomendamos que você prossiga à seguinte leitura:

Modelo dos Estilos de Interação

O benefício que este modelo traz está em sua utilização suplementar às leituras feitas através do Modelo das Preferências Individuais, do Modelo dos Estilos de Interação, e do Modelo dos Processos Cognitivos.

O diagnóstico do Tipo de Personalidade real do indivíduo só poderá ser afirmado com um mínimo de certeza após observações congruentes serem efetuadas através de cada um destes modelos.